sábado, 30 de outubro de 2010

Midterms !



Realizam-se esta semana as eleiçoes intercalares nos Estados Unidos. Estão em jogo 37 dos 50 lugares de governador, 435 no congresso e um terço dos lugares no Senado. E para Barack Obama um teste da maior importância.

Obama chegou a presidência com uns níveis de expectativa absolutamente sensacionais. E nesta primeira fase do seu mandato cumpriu algumas da coisas a que se tinha proposto, tais como a retirada do Iraque ou a absolutamente histórica reforma da saúde que possibilitou o acesso de 30 milhões de pessoas a serviços de saúde. Mas tem sido um mandato marcado pela crise económica. As medidas tomadas pela Casa Branca permitiram estancar a crise, mas a retoma tarda a fazer-se sentir e essa tem sido a principal arma de arremesso dos opositores de Obama.


E agora, tendo em conta as sondagens, o Partido Democrata prepara-se para perder o congresso e ver diminuída a sua vantagem no Senado, o que poderá levar a alguns bloqueios que condicionarão o que resta do mandato de Obama e por em risco a sua reeleição.


Mas do lado contrario, o do Partido Republicano, nem tudo são rosas. Assistiu-se nos últimos anos ao surgir de uma ala dentro do partido mais conservadora e radical, o "Tea Party". Os partidários do Tea Party defendem uma redução do estado ao seu aspecto mais minimalista, com a sua retirada total de áreas como a saúde e a educação. São contra o aborto em qualquer cicurstancia, defendem a expulsão dos emigrantes ilegais, o livre acesso as armas e o fim de qualquer restrição a apoios particulares as campanhas. São uma ala populista, maioritariamente de raça branca e muito religiosos. E, pior de tudo, preparam-se para eleger vários congressistas, 12 senadores e empurrar o Partido Republicano para um perigoso radicalismo de direita. E não esqueçamos que Sarah Pallin, potencial candidata a nomeação Republicana para as próximas residenciais faz parte desta grupo.


Os Estados Unidos estão perante uma escolha decisiva; o continuar o percurso progressista de Obama ou seguir um ultra-conservadorismo que faz parecer ate George W Bush um reformista.


Tudo dependera da capacidade politica de Obama e de como passar a mensagem.


Tenho Dito

Brasil: segunda volta !


Amanha realiza-se a segunda volta das eleições para a presidência do Brasil. Frente a frente estão Dilma Rouseff, do PT, e José Serra, do PSDB. Tudo indica, vendo as sondagens, que Dilma saira vencedora. A estratégia de endurecimento da campanha que Serra aplicou nesta segunda volta parece não produzir os resultados desejados. E se assim for e sobretudo uma vitoria do actual presidente Lula da Silva, que se empenhou como nunca nesta campanha.

O Brasil vem de anos de crescimento económico, de afirmação internacional, diminuição da pobreza e da fome. E tudo isso tem a marca de um homem, Lula. E impossibilitado de concorrer constitucionalmente, norma que se recusou a alterar, coube a Dilma a missão de ocupar o lugar de um dos mais populares políticos dos nossos dias. E com isso, beneficiar do seu legado, que chegou para suplantar o desconhecimento que existia em relação a esta mulher.

Serra, experiente politico, ex-ministro da saúde e ex-governador de São Paulo, politico serio e experiente, parece nunca ter conseguido descolar nas sondagens. Chegou a segunda volta mais por mérito do resultado de Marina Silva, candidata dos verdes, do que pelo seu próprio. E na segunda volta cometeu o erro de secundarizar as propostas ao ataque e a religião. Dilma também seguiu o mesmo caminho, mas com a vantagem de ir a frente, e como tal , não saiu tão penalizada.

Mas como em qualquer democracia, e o povo que decide. E ate estar contado o ultimo voto nada esta decidido.

Tenho Dito.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MARVEL FILMS



Green Lantern Movie (III)













E tinha de dar nisto!


E deu-se a ruptura. Por algo equivalente a 0,1% do PIB. E, como não podia deixar de ser na politica portuguesa, com muitos relatos desencontrados. Mas vamos ser claros quanto á leitura dos factos, até porque já não pachorra nenhuma para que andem a brincar connosco.

O PSD após ter sido enganado na questão do PEC2, como se viu pelo aumento descontrolado da despesa, ainda foi sensível aos muitos apelos que recebeu e, mesmo contra os instintos certíssimos do seu líder, decidiu dar mais uma oportunidade a um governo que tudo fez para não merecer a confiança de ninguém.

Para efeito apresentou uma serie de propostas muito razoáveis, com perfeita sustentação técnica, que não corrigiriam um mau orçamento, mas o tornariam menos injusto. Ao mesmo tempo o governo, através dos seus arruaceiros de serviço (Silva Pereira, Lacão e Santos Silva) lançava ataques totalmente despropositados e de mau gosto.

O PSD nomeou para as negociações uma equipa composta UNICAMENTE por técnicos de reconhecida competência, liderados por uma figura insuspeita como é Eduardo Cartroga. O governo teve a desfaçatez de colocar na sua equipa o Ministro Lacão que tudo tem feito para sabotar qualquer hipótese de entendimento. Basta ouvi-lo.

Mas apesar de tudo parecia que ia haver acordo, já teriam sido acordados os termos de uma declaração e tudo. E era um acordo com cedências de parte a parte, como devem ser todos. Até que á ultima da hora o Governo/PS voltou atrás. E -lo por se recusar a cortar na despesa ( algo que começo a acreditar ser geneticamente impossível para um socialista português). E -lo com acusações inacreditáveis e de uma falta de cortesia inqualificável.

Depois foi o que se viu, um blitz televisivo de ambos os partidos, cada um expondo os seus motivos. E quem assistiu a essas intervenções não fica com dúvida nenhuma de quem diz a verdade. É o PSD!

É o PSD que diz a verdade, não só por causa da já épica falta de credibilidade do governo, mas sobretudo pelos argumentos e pela serenidade com que foram expostos. Quem falou pelo PSD não hesitou em expor de forma detalhada as propostas do partido, como não iriam afectar o défice, a educação e até a saúde, e até em mostrar onde tinham falhado as negociações. Da parte do governo apenas se ouviu repetidamente uma historia de como as propostas do PSD iam afectar as forças de segurança e os militares. Patético!

E aqui nos encontramos, com o Conselho De Estado convocado por Cavaco Silva, numa ultima esperança de meterem juízo a Sócrates, e com uma ligeira esperança que no Conselho Europeu Sócrates ouça das que não quer.

Mas a verdade dos factos, e analisada toda esta história é só uma; o PS não quer aprovar o orçamento, quer provocar uma crise e fazer o numero da vitimização que tão bem conhece. E quanto a isso não há nada a fazer, só resta ir a votos. E confiar na sabedoria do povo Português, que não se deixará enganar novamente ( hoje uma sondagem do DE/TSF já dá 42% ao PSD e apenas 25,1% ao PS). Pode tardar, mas os mentirosos acabam sempre por ser punidos.

Tenho Dito.

Elenco de "avengers"

Legenda (esquerda para direita): Robert Downey jr (Tony Stark, Iron Man), Clark Gregg (ag. Coulson),Scarlett Johansson (Black Widow), Chris Hemsworth (Thor), Chris Evans (Steve Rogers, Captain América), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Jeremy Renner (Hawkeye),
Mark Ruffalo (Bruce Banner, Hulk), Josh Whedon (director)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Turkish Airlines Manchester United Commercial

NBA


Começou esta madrugada o mais espectacular campeonato do mundo. Durante 8 meses os melhores jogadores do mundo vão dar espectáculo e criar emoções que tão cedo não esqueceremos. A ultima época foi sensacional, mas esta promete elevar o espectáculo a níveis que não vimos nos últimos anos. 3 candidatos ao titulo saltam á vista: Lakers, celtics e Heat. Mas não podemos colocar de lado equipas como os Magic, Mavericks, Bulls, Thunder ou Suns. De forma concisa aqui deixarei uma análise divisão a divisão:


CONFERÊNCIA ESTE


ATLANTIC
Aqui mora um dos grandes candidatos ao titulo, os Boston Celtics. Com jogadores como Rondo, Pierce, Garnett e Allen e reforços como os 2 O´Neil (Jeremia e Shaquille) são uma equipe fortissima. São veteranos, mas se estiverem saudáveis cuidado com eles. De resto destaque para os Knicks, que após 6 anos sem irem aos playoffs foram buscar um dos dos melhores postes da liga, Amare Stoudamire, e estão em reconstrução. Dos sixers e dos nets espera-se melhor desempenho, mas não chegará para os playoffs. Quanto aos Raptors, perderam Chris Bosch e pos isoo vão ter uma época sofrida.
Previsão: 1º Boston Celtics, 2º New York Knicks, 3º Philadelphia 76sixers, 4º New Jersey Nets, 5º Toronto Raptors


CENTRAL
Aqui mora uma das equipas que mais promete nos proximos anos, os Bulls. A estrelas como Derrick Rose e Joachim Noah junta-se um ALL-STAR como Carlos Boozer, fazendo uma equipa que deve lutar por ficar nos 4 primeiros do ESTE. De resto curiosidade para ver como se portam os Buks de Jennings e Salmons, que devem chegar aos Playoffs, e os Cavaliers, para ver como reagem á perca de Lebron. Pacers e Pistons não deverão ter hipóteses.
Previsão: 1ºChicago Bulls, 2º Milwaukee Bucks, 3º Cleveland Cavaliers, 4º Detroit Pistons, 5º Indiana Pacers


SOUTHEAST
Uma das divisões mais fortes da liga. Desde logo tem os Heat, que juntaram a Dwayne Wade nomes como Chris Bosch e Lebron James. São candidatos ao titulo, se conseguirem criar desde já um espírito de equipa. Depois vêm os Magic, finalistas á 2 anos e finalistas de conferência o ano passado. E com jogadores como Dwight Howard, Jameer Nelson ou Vince Carter. Por ultimo os Hawks de Joe Johnson, equipa sólida, não para o titulo mas que chegará aos playoffs. Por ultimo alguma curiosidade para ver como evoluem os Wizards, com John Wall (nº1 do draft) e se os Bobcats do presidente Michael Jordan repetem a boa época do ano passado.
Previsão: 1º Miami Heat, 2º Orlando Magic, 3º Atlanta Hawks, 4º Charlotte Bobcats, 5º Washinton Wizards


CONFERÊNCIA OESTE


NORTHWEST
A mais aberta das divisões. Tem os Jazz de Jerry Sloan (23ª época como treinador) e Deron Williams (melhor base da liga) que chegam sempre aos playoffs (onde são sempre eleminados pelos Lakers). Tem os Nuggets de Carmelo Anthony, que eram vistos como ameaça aos Lakers. Tem os TrailBlazers, que no ano passado, mesmo com um calvario de lesões, chegaram aos playoffs. E os Thunder de Kevin Durant, chamado a ser o melhor jogador da liga. Só mesmo os Timberwolves não contam.
Previsão: 1º Oklahoma Thunder, 2º Utah Jazz, 3º Denver Nuggets, 4º Portland Trailblazers, 5º Minnesota Timberwolves


SOUTHWEST
Outra divisão forte. Os Mavericks são apontados como a maior ameaça aos Lakers no oeste. Será das ultimas hipoteses para Dirk Nowitzki e Jason Kidd. Tem tambem os Spurs de Tim Duncan, Tony Parker e manu Ginobli, que jogam de olhos fechados mas a quem a idade pode pesar. O Rockets voltam a contar co Yao Ming, mas só a meio tempo para precaver lesões. Chegará? Os Grizzlies estão chamados a ser uma surpresa da liga, com um excitante conjunto de jogadores (Rudy Gay, OJ Mayo, Marc Gasol, etc). Os Hornets, apesar de terem Chris Paul, não chegarão á 2ª fase.
Previsão: 1º Dallas Mavericks, 2º San Antonio Spurs, 3º Menphis Grizzlies, 4º Houston Rockets,New Orleans Hornets


PACIFIC
Aqui moram os campeões, os Lakers de Kobe Bryant e Pau Gasol. E na ultima época de Phil Jackson (o melhor de todos os tempos) como treinador, estão chamados a repetir o titulo. A seguir vêm os Suns, sem Stoudamire, mas com Steve Nash, Toukoglou ou Jason Richardson. Os Clippers podem surpreender, com o rokie Blake Griffin. Em Sacramento temos o melhor Rokie do ultimo ano tyreke Evans. Golden State tem talento, mas não será este ano.
Previsão: 1º Los Angeles Lakers, 2º Phoenix Suns, 3º Los Angeles Clippers, 4º Golden State Warriors, 5º Sacramento Kings


Mais uma epoca de espéctaculo. Sentem-se em frente da tv e desfrutem.


Tenho Dito

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

David Letterman - Homer Simpson Top Ten

The Simpsons II

The Simpsons I

Alegrias Vitorianas


Mais uma desilusão neste fim-de-semana com a derrota do Vitoria em Setúbal por 2-1. E mesmo considerando que a derrota foi bastante injusta, com o Vitoria a desperdiçar inúmeras situações de golo, o que me custa mais e não compreender algumas opções que são tomadas.

Manuel Machado e o treinador, tem legitimidade para fazer as suas escolhas, ate porque e o seu lugar que vai estando em jogo, mas e difícil de compreender que jogadores como Cleber ou Edson Sitta (escolhas pessoais de Machado) continuem a jogar apesar de um rendimento claramente insuficiente e outros como Rui Miguel, Flávio ou Maranhão não desfrutem de oportunidades a titular. Enfim, opções!

Mas como o Vitoria e muito mais que uma equipa de futebol, aproveito para destacar aqueles que de facto merecem o nosso elogio; o Volei e o Basquetebol.

No caso do Volei mais uma vitoria clara, por 3-0 frente a Vilacondense que era a surpresa do campeonato, o que nos leva a acreditar que mais uma vez esta secção nos vai dar grandes alegrias. Eu acredito mesmo que este ano vamos ser campeões.

Mas o grande destaque deve ir para o Basket. São os parentes pobres do apoio Vitoriano, mesmo sendo uma secção que nos deu alguns dos maiores títulos da nossa historia (no futebol ainda estamos a espera). Este fim-de-semana deram-nos, mais uma vez, uma grande alegria vencendo um Benfica ( por 76-71), que e o grande dominador da modalidade nos últimos 2 anos. Os membros desta secção são um exemplo de organização, empenho e saber gerir, e o nosso treinador, Fernando , e um claro exemplo de alguém que mostra não trabalho mas também resultados. Este ano podemos chegar longe. Talvez o único ingrediente que falte para o sucesso seja um apoio "a Vitoria" por parte dos sócios. Isso esta nas nossas mãos. E esta equipe merece o nosso melhor.

Tenho Dito.

THOR MOVIE


Green lantern movie (II)


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eu dou a cara.



Porque existem causas que valem mesmo a pena.

Eu já dei a cara.

E tu?

Ultima oportunidade!


http//www.psd.pt/?idc=304&idi=141775


O link que acima coloco contem o comunicado saído da reunião do conselho Nacional do PSD de dia 19 de Outubro.


O PSD, numa posição de grande sentido de Estado, mas também de grande auto-sacrifício, entendeu abrir as portas a uma negociação do Orçamento de Estado. Impôs, como não podia deixar de ser, algumas condições que visam tornar este orçamento o menos injusto possível.


A bola está agora do lado do Governo e do PS.


E quais foram as primeiras reacções do Governo? Foram reacções que dão conta de comportamentos um pouco erráticos. Primeiro temos o Ministro das Finanças mostrando-se receptivo a negociar e a discutir estas propostas. Bem, a meu ver.


Depois temos o ministro Silva Pereira, que constitui junto com os ministros Santos Silva e Jorge Lacão um verdadeiro trio de desbocados deste governo, a atacar de forma incompreensivel quem está disposto a dar-lhes mais uma oportunidade!


Dá todo o ar de que o governo não quer aprovar o orçamento e aposta em eleições. E contava tornar o PSD no bode expiatório da crise. Coisa que como é óbvio já não poderão fazer.


Porque suceda o que suceder a culpa será única e exclusivamente do Governo e do PS.

Tenho Dito.


terça-feira, 19 de outubro de 2010

A falencia moral e `etica do PS


A historia conta-se rapidamente; o deputado socialista Victor Baptista denunciou em carta aos seus companheiros de bancada que lhe tinha sido oferecido, pelo chefe de gabinete de José Sócrates, André Figueiredo, um lugar bem pago (15000 €). na administraçao da CP ou da REFER. Em troca ele tinha de desistir da sua candidatura a federação de Coimbra do PS.

Normalmente, muitos poderiam atribuir esta denuncia a qualquer mau perder, ou então, esperar-se pela defesa daqueles que foram vitima de tal acusação. Mas o nível de descrédito de José Sócrates e seus apaniguados e tal que a grande maioria da opinião publica não hesita em tomar esta denuncia como verdadeira.

Mas esta caso deixa bem claro algumas coisas:

Em primeiro lugar a total degradação e ambiente de fim de ciclo deste governo socialista. Não duvidem que se o governo estivesse em período positivo, economicamente e de popularidade, provavelmente este caso nunca se saberia. Mas o PS vive em período de contagem de espingardas para a sucessão a Sócrates.

Em segundo lugar a total degradação moral do Partido Socialista como um dos grandes partidos do nosso sistema. Nem perante uma crise devastadora, da qual são os principais responsáveis, deixam de utilizar o aparelho de Estado, a seu bel-prazer, como se fosse propriedade sua para com isso organizarem os seus poderes internos.

Em terceiro lugar a total falta de qualidade politica e ética dos Deputados Socialistas (todos), dos quais se ouviu algumas piadas quanto ao mau português da carta. Eu diria para terem vergonha, mas com este PS era perder o meu latim.

Em ultimo lugar, a minha esperança de que tudo seja investigado pelas autoridades competentes, pois podemos estar perante um caso, alegadamente, de trafico de influencias. O que como toda a gente sabe e crime.

E aqui fica mais um exemplo claro daquilo que a historia politica do nosso pais vem demonstrando;

O PSD serve o Estado, mesmo quando e contrario aos seus interesses. O PS serve-se do Estado, mesmo quando e contrario aos interesses do Estado.

Tenho Dito.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FAIR-PLAY FINANCEIRO


Um dos grandes males que afecta o futebol Europeu e a falta de fair-play financeiro. Quer isto dizer que existem clubes que gastam em salários e contratações valores muito acima daquelas que são as suas receitas. E uma pratica muito generalizada, sobretudo nas principais ligas, a Inglesa e a Espanhola.

Aqui ficam alguns exemplos do que digo:

.na liga inglesa as divida conjuntas dos clubes ascendem a 3,72 mil milhões de euros, a maior divida de todos os campeonatos. Esse dinheiro e gasto em contratações, que tornam a liga na mais atractiva do mundo, logo, na que mais receitas gera. O Man. United, Chelsea e Arsenal são os que mais devem. são também os que na ultima década tem dominado a liga e na Europa. Será justo?

.na liga Espanhola a divida ascende a 2,086 mil milhões de euros. Os que mais devem são o Valência (550 milhões), Real Madrid (400 milhões) e Atlético Madrid (300 milhões) e Barcelona (180 milhões). São 4 dos 5 primeiros da liga, alguns dos maiores clubes do mundo, um dos quais, o Real Madrid, gastou 90 milhões de euros num jogador, Cristiano Ronaldo. Isto enquanto a liga esta em falência técnica. E onde um clube como o Sevilha, que não apresenta dividas, navega a meio da tabela e foi eliminado da Champions. Será justo?

. Em Portugal, os 3 ditos grandes (Benfica, Porto e Sporting) apresentam passivos superiores a 50 milhões. Nos sócios do Vitoria de cada vez que o passivo passa dos dez milhões de euros deita-mos mãos a cabeça e no entanto competimos com clubes que, não bastando ter a imprensa, arbitros e liga de cócoras, ainda aplicam o seu dinheiro em jogadores em vez de pagarem as dividas. Será justo?

Lembro-me sempre que a uns anos o Vitoria defrontou o Portsmouth na UEFA. Era uma grande equipa, com Peter Crouch, Defoe, Glen Johnson, Pedro Mendes, David James. Apesar de termos equilibrado acabamos eleminados. anos depois o Portsmouth entrou em falência, pois não podia suportar os gastos com jogadores desses, foi penalizado, desceu de divisão e hoje ultimo da segunda divisão. mas a eleminatoria ninguém nos devolve.

Hoje , no entanto, a UEFA apresentou um plano para monitorizar tudo isso. Dentro de três anos, quem mantiver esta situação será excluído das competições Europeias e severamente multado. Se estas medidas estivessem em vigor este ano clubes como o Man. United, Inter, Chelsea, Liverpool e Real Madrid teriam sido excluídos. O Benfica teria sido excluido quatro vezes na ultima década e o Porto e o Sporting três cada um .

Isto sim e justiça. E a UEFA do sr. Platini, que tem feito um mandato desastroso, merece nesta ocasião os maiores aplausos.

Tenho Dito.

domingo, 17 de outubro de 2010

A cigarra e a formiga


Após alguns anos em que a formiga andou a trabalhar para assegurar o futuro da sua terra a cigarra apanhou-se no comando e começou a tocar violino. Colocou os seus amigos e apoiantes em lugares onde também podiam beneficiar de festa constante e bailar a vontade.

Quando a formiga avisou que o caminho era errado e ia levar a desgraça a cigarra riu-se, mentiu aos que poderiam acreditar na formiga e continuou com o bailarico e a festa, sempre acompanhada por um grupo de baratas-tontas que nela iam acreditando.

A desgraça acabou por chegar! E a cigarra (acompanhada pelas baratas-tontas) foi a correr para a formiga exigindo-lhe que esta a salvasse. Mas a formiga não parece estar pelos ajustes, para desespero das baratas-tontas.

E, depois da desgraça, la tocara a formiga reconstruir a sua terra, mas sempre alerta, porque a cigarra estará a espreita para voltar a instaurar o clima de festa.

Tenho Dito

O aluno preguiçoso


Teixeira dos Santos entregou o Orçamento de Estado na Assembleia da Republica no limite do prazo legal e sem um documento, sobre as previsões macro-economicas, ao qual esta obrigado por lei.

Tal facto revela desde logo um amadorismo e um desnorte que não e admissível a nenhum governante, muito menos a um Ministro das finanças numa situação tão grave como a que enfrentamos por culpa de 5 anos de governos Sócrates.

Mas tal atitude revela um enorme desrespeito pelos partidos com assento parlamentar, partidos esses que são essenciais para a passagem do orçamento (sobretudo o PSD ou CDS) e aos quais p governo vai insistindo em hostilizar. Ate parece que não querem mesmo que o orçamento seja aprovado.

A atitude do partido Socialista faz lembrar a do miúdo que passou o fim-de-semana a brincar e a gozar e que no domingo a noite, quando os pais o mandam para a cama, lembra-se que tem de fazer um trabalho importante para passar de ano. Qual e a reaçao do miúdo? Pede aos pais que lhe façam o trabalho, pois se não o fizerem ele chumba e isso era desastroso.

O PS andou 5 anos a gozar e a provocar e agora que a crise bate a porta e que se lembra que tinha trabalhos de casa a fazer. Reaçao do PS? Pedir ao PSD que lhe faça esses trabalhos, porque senão leva um chumbo e isso e desastroso para o pais.

Tenho Dito

sábado, 16 de outubro de 2010

A festa do povo




Este fim-de-semana temos a festa da taça de Portugal. E uma prova que sempre foi muito popular e que permite, nestas primeiras rondas, que equipas mais pequenas, de escalões inferiores, possam jogar contra clubes que apenas costumam ver na tv, e assim os seus atletas, técnicos , dirigentes e adeptos possam viver um dia diferente, com uma notoriedade a que não estão habituados.


Outro factor que contribui para que esta seja uma prova diferente, o facto de a grande maioria dos jogos serem ao Domingo de tarde, o que nos permite recordar os velhos tempos das tardes de futebol.


Enquanto Vitoriano um dos meus grandes sonhos, e creio que de todos os vitorianos, e o de estar numa final da taça e ganha-la. E um sonho que vai sendo adiado ano após ano, mas neste domingo la estaremos, no D. Afonso Henriques frente ao At. Malveira, com a esperança de que e este ano. E será mesmo, em maio la estaremos no Jamor (ou onde for a final). Para ganhar.


Na hora a que escrevo estas linhas o Sporting, Porto e Benfica garantiram o seu apuramento, com maior ou menor dificuldade, frente a equipas de escalões inferiores. Também o Vitoria de Setúbal e o Rio Ave garantiram a sua passagem. Mas o primeiro grande louvor fica para o União da Madeira que foi a Leiria eliminar a União local. Temos, portanto, o primeiro tomba-gigantes.


Começou a festa do futebol!


Divirtam-se. Tenho dito.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Brian Bendis


Brian Michael Bendis está para a Marvel como Geoff Johns está para a DC Comics. Ambos são, cada um na sua "casa", os principais expoentes de uma geração de autores que tornaram a ultima década no período mais brilhante da historia dos comics.

Á precisamente uma década tomava contacto com o trabalho deste autor( já bastante conhecido pelos seus trabalhos independentes ) quando este se tornou guionista de uma nova experiência da marvel, ULTIMATE SPIDER-MAN, titulo que visava contar a historia do Homem-aranha como se ela começa-se no ano 2000. O titulo foi um sucesso imediato, criativo e de vendas, lançou toda uma nova linha de títulos, vai ter o novo filme do Homem-Aranha baseado nele, e ainda hoje é escrito por Brian Bendis.

Após isso, Bendis lançou-se em dois trabalhos que para mim são os melhores da sua carreira, DAREDEVIL (demolidor) e ALIAS. No primeiro pegou numa personagem de culto, adorada pelos fãs, e escreveu a mais brilhante fase de sempre da personagem, superando a do lendário Frank Miller. Em ALIAS, titulo que lançou a linha de títulos maduros da Marvel, Bendis pegava em Jessica Jones, ex super-heroína convertida em detective privada e lançava um novo olhar sobre um universo de super-heróis.

Mas para muitos o grande feito de Bendis foi ter pegado numa linha de títulos que vivia á sombra de Spider-man e dos títulos dos X-men e te-la tornado na mais popular e lucrativa da Marvel hoje em dia. Essa linha é a dos titulos do AVENGERS(Vingadores).

Bendis pegou em AVENGERS, terminou a já longa história desse titulo, relançou-a com o nome de NEW AVENGERS, e nela inclui as principais personagens da companhia, desde antigos vingadores como o capitão América ou o Homem de ferro, Homem-Aranha e Wolverine (as 2 maiores figuras da marvel) e até alguns favoritos do autor mas desconhecido do grande público, Mulher-aranha ou Luke Cage.

O sucesso foi tal, que desde aí Bendis lançou mais 4 títulos dos vingadores por si só (fora os que foram lançados por outros autores sobe a sua supervisão): MIGHTY AVENGERS, DARK AVENGERS, AVENGERS OU NEW AVENGERS(relançado este ano). Lançou ainda 3 mega-eventos saídos dos seus Avengers (deve ser recorde) : HOUSE OF M; SECRET INVASION; SIEGE. O sucesso não se limita aos cómics, toda a estratégia da Marvel Films assenta nesta linha e já lançou filmes de enorme sucesso mundial tais como: IRON MAN; INCREDIBLE HULK; IRON MAN2. E para o ano teremos mais 2 filmes: THOR e FIRST AVENGER: CAPTAIN AMÉRICA. E em 2012 o mais ambicioso filme da história do cinema: AVENGERS!.

Tudo isto saiu do trabalho deste grande autor.

Tenho dito.

Pouca vergonha!


E continua apouca vergonha na Federação Portuguesa de Futebol! Depois do episódio Carlos Queiroz, talvez o momento mais negro do Nosso futebol desde Saltillo, temos agora este recambolesco folhetim sobre eleições!

É Madail a demitir-se, a querer passar a vez mas depois já não quer.Temos aqueles inenarraveis inúteis que são os presidentes das associações de futebol, que vivem á custa do futebol mas sem que o futebol retire qualquer vantagem visível da sua presença, a viajarem á custa da Federação (com que dinheiros?) numa patética iniciativa de charme eleitoral do sr Madail. É a presença constante do sr. Amândio de Carvalho, que tem a honrosa distinção de ser factor comum aos piores momentos do nosso futebol dos últimos 20 anos, a dizer que está na hora de sair, mas demonstrando tanta vontade de abandonar o tacho como a Coreia do Norte de se democratizar. A liga de clubes, que detém maioria na ass. geral da Federação, a pactuar com isto sem dar um murro na mesa.

E no meio disto uma realidade, a Federação está fora da lei, recusando-se teimosamente a aprovar os estatutos como manda a lei. E o que faz o sr Secretário de Estado Laurentino Dias? Nada, cauciona com o seu silencio esta vergonha, apoia a lamentável birra das associações ao não tomar as medidas que a lei exige punindo severamente a Federação e cortando todos os apoios financeiros ás associações de futebol (em tempo de crise até era bem visto). Vão ao bolso dessa gente, deve ser a única linguagem que compreenderão.

No meio disto tudo um sinal positivo, o conselho de justiça apresentou a demissão em bloco recusando-se a pactuar mais tempo com esta ilegalidade. Só mostra que no futebol ainda existe gente para quem o seu bom nome e consciência tranquila valem mais do que pequenos previlegios de ocasião. Por muito Que o sr. madail os tente demover.

Tenho dito.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Final feliz!


No passado dia 5 de Agosto todos vimos com horror como 33 mineiros ficavam presos a vários metros de profundidade após uma derrocada numa mina do Chile.

Desde então acompanhamos esta historia de luta e coragem com grande interesse e ansiedade. Foi uma história que emocionou o mundo. Dia após dia ia-mos vendo os passos que o Chile, com o apoio da comunidade internacional (sobretudo, e como quase sempre, dos EUA) ia dando para tornar possível um resgate quase impossível. Iam-se conhecendo os detalhes das vidas destes homens, dos mais românticos aos mais cómicos.

Foi pois com grande alegria que o mundo assistiu ontem ao resgate desses 33 valentes, vivos e de tão boa saúde quanto possível.

A história destes homens foi uma grande lição de coragem, preserverança, camaradagem e cooperação.

Tudo acabou bem. Como todas as histórias deste género deviam acabar.

E agora só resta esperar pela adaptação que Hollywood certamente fará desta grande historia.

Tenho dito.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Firmeza


Pedro Passos Coelho tem sofrido nos últimos tempos inúmeras pressões, das mais variadas áreas, com vista a dar (mais uma vez) a mão ao governo na questão do Orçamento de Estado. Muitas dessas pressões são compreensiveis e entendem-se o porque de existirem. menos compreensivel e quando as pressões vêem de elementos do próprio PSD. E essas são também varias e variadas, Vamos a alguns exemplos, dos que tem tido mais eco na comunicação social:

"O cenário de chumbo do orçamento e de abertura de uma crise politica e um cenário de horror"; sic Luís Marques Mendes

"Passos tem de pensar bem antes de definir o sentido de voto"; sic Marcelo Rebelo de Sousa

"O PSD tem razão na redução da despesa, mas tem de honrar o sentido de responsabilidade nacional." sic Paulo Rangel

"o PSD deve anunciar a abstenção em nome do interesse nacional, responsabilizando o Governo do PS"; sic Manuela Ferreira Leite

" a questão e de disciplina partidária... o PSD tomara uma atitude em função dos interesses nacionais"; sic Pacheco Pereira.

Devo confessar que ouvindo estas iminências pardas qualquer um corre o risco de ficar confuso! Então não e ao Governo que cabe a responsabilidade de apresentar um Orçamento equilibrado? Será do interesse do pais ter um mau orçamento que não enfrente os problemas? E no caso do PSD se abster não ira essa abstenção tornar o PSD , aos olhos da opinião publica, como responsável pelo Orçamento? Foi exactamente o que sucedeu com o PEC2!

Mas o mais estranho disso tudo não são as questões previamente expostas. O mais estranho e que não se ouve nenhum destes senhores a pressionar o PS no sentido de apresentar um melhor orçamento. Não se ouve nenhum destes senhores a dizer que se a vontade maioritária do partido for a de chumbar o Orçamento estarão para defender essa posição! Não, mais uma vez, como noutras, funcionam como a primeira linha de defesa de um governo que nos levou a esta situação.

Passos Coelho tem resistido com a firmeza de quem esta certo das suas convicções. Ainda bem, porque dependendo da maneira como ele lidar com esta situação poderemos ver o nascimento de líder para o futuro deste pais.

Esta e a massa de que os lideres são feitos.

Tenho dito.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Conversas comigo mesmo.


Hoje sai para as bancas(mundialmente, em Portugal ainda faltam uns dias) um livro de Nelson Mandela, onde e relatado na primeira pessoa os anos de cativeiro em Robben Island.

Nesse livro, que conta com prefacio de Barack Obama, ele pede que não o considerem um santo. Tudo bem, respeito mais esse enorme gesto de humildade.

Mas não posso deixar de o considerar um dos melhores exemplos de que a raça humana se pode orgulhar de ter entre si.
Tenho dito.