quarta-feira, 27 de abril de 2011

THOR: recomendações para o filme

Estreia esta semana o primeiro de quatro filmes baseados em comics que vão estar nas salas de cinema este ano. Esse filme é THOR, do qual já aqui tenho deixado algumas imagens, posteres e os trailers. Mas admitindo que a maioria das pessoas possa não estar totalmente familiarizada com a personagem, aqui deixo algumas dicas e leitura. São, infelizmente, dicas para livros em inglês, uma vez que como se sabe a publicação de comics em Portugal é mais que pobre e o que nos vai safando é a quantidade de material original que por cá chega:









THOR: TALES OF ASGARD TPB (BY STAN LEE & JACK KIRBY):




A primeira recomendação é esta obra prima escrita pelos mestres Stan Lee e Jack Kirby. Criadores da grande maioria das personagens de maior sucesso da Marvel, quando se fala de Lee e de Kirby vem á memória o seu trabalho absolutamente fantástico na revista FANTASTIC FOUR ou o trabalho de Lee ao lado de Steve Ditko ou John Romita em AMAZING SPIDER-MAN. Pois este TALES OF ASGARD está ao nível desses trabalhos. Aqui é criada toda uma mitologia em volta dos deuses nórdicos, em histórias cuja complexidade e beleza surpreendem (estamos a falar de histórias escritas nos anos 60). Aqui são lançadas as fundações sobre as quais assentará a personagem por décadas (Odin, Balder, Loki, Sif, Fandrall, Hogun, Vollstag, Heimdal, e toda uma galeria de personagens míticas).





THOR BY WALTER SIMONSON OMNIBUS HC:



Esta é talvez a fase mais apreciada pelos fãs da personagem. Nos anos 80 Walter Simonson pegou na personagem e sem alterar o essencial lançou-a em novos caminhos, introduziu novas personagens (Beta Ray Bill, o alien nobre o suficiente para levantar o martelo de Thor). Devo confessar que o meu conhecimento desta etapa não é muito extenso, mas ainda hoje é referenciada como um dos pontos altos da Marvel nos 80 (anos recheados de qualidade). Para quem, como eu, não tenha 125$ para dar por um omnibus, mas queira ler esta etapa, existem diversos TPB publicados a preço mais acessível.










THOR BY DAN JURGENS & JOHN ROMITA JR TPB (VOL.1, 2, 3,4):




No final dos anos 90, numa fase em que a Marvel estava a começar a lançar títulos com qualidade após quase uma década de terror nesse departamento, algumas das principais personagens estavam a ver os seus títulos relançados com sucesso apreciável. Aí se inclui o relançamento de THOR por Dan Jurgens (autor da célebre "A morte do Super-Homem") e o artista John Romita jr, (filho da lenda John Romita e já ele próprio uma lenda da Marvel). A história começa com o desaparecimento dos Deuses de Asgard e a busca de Thor por eles. Ao mesmo tempo vê-se forçado a assumir a vida e identidade de um para-médico que morreu durante uma das suas lutas. São histórias divertidas e inteligentes, numa das melhores fases da personagem. Vale a pena.




THOR BY J. MICHAEL STRACZYNSKI OMNIBUS HC:



Esta fase mais recente é outro relançamento da personagem, após 3 anos sem ser publicada. Thor e restantes deuses tinham caido no Ragnorok (crepúsculo dos deuses segundo a mitologia nórdica). É nesse ponto que se dá este relançamento extremamente inteligente. JMS depois de anos a escrever AMAZING SPIDER-MAN (titulo que tirou da mediocridade e tornou um sucesso de vendas) e com uma carreira de respeito em Hollywood, pegou na personagem e sem renegar o essencial, inovou imenso. Situou Asgard no meio do estado americano de Oklahoma, junto de uma pequena povoação chamada Broxton. Humanizou os Deuses, e da interacção entre Deuses e população de Broxton, criou momentos deliciosos. A narrativa vem sempre em primeiro lugar, numa história distendida, como se de um guião de cinema se tratasse. Muitos, mas muitos mesmo, das inovações introduzidas por JMS são reflectidas no filme, desde as vestimentas á interacção entre deuses e cidadãos comuns. A arte, a cargo de artistas talentósissimos, como são Olivier Coipel ou Marko Djurdevic, é fantástica, o que torna este livro uma obra-prima. È a minha fase favorita de THOR e só é pena que o autor pareça ter concluído a história antes do que pretendia. Mas isso não afecta a qualidade.


Aqui ficam 4 sugestões para quem tenha interesse em saber mais sobre a personagem. Vale a pena, passarão bons momentos.


Tenho Dito










Sem comentários: