quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jogos Olimpicos Londres 2012



Começa sexta-feira (embora hoje, á hora que escrevo este texto, se jogue já o torneio de futebol feminino) o mais mágico momento para qualquer amante do desporto, os Jogos Olimpicos, este ano em Londres.

Nem mesmo um mundial de futebol consegue ter tal aura de magia. Aqui está a nata da nata do desporto mundial. Aqui está uma tal variedade de modalidades que nenhum adepto se pode sentir insatisfeito.

Nestes, como em todos anteriores jogos, não faltam figuras ou rivalidades a ter em conta. São bastantes, sendo que as que me vêm mais rapidamente á memória são o Usain Bolt no atletismo;Michael Phelps na natação; Bradley Wigins ou Mark Cavendish no ciclismo; a seleção dos EUA no basquetebol( com Kobe, LeBron ou Kevin Durant) e a sua rival Espanha (com Gasol); as seleções de Espanha e Brasil no futebol masculino; as seleções Americana, brasileira e alemã no futebol feminino; a seleção brasileira de vólei; o duelo entre Federer e Djokovic no ténis (que pena a lesão de Nadal); etc...

E quanto á representação Portuguesa? Começa marcada pelo azar, com as ausências de Nelson Évora, Naide Gomes e Obikwelu, três boas hipóteses de resultados. Também a ausência em desportos colectivos será algo a analisar. Mas existem bastantes nomes que podem ter representações de sucesso. Como por exemplo Telma Monteiro (Judo); Bruno Pais (triátlo); Jessica Augusto (atletismo); Dulce Félix (atletismo), Patricia Mamona (atletismo), Marco Fortes (atletismo), João Pina (judo); Gustavo Lima (vela); Rui Costa (ciclismo); Emanuel Silva (canoagem); etc...

A magia está prestes a começar!

Divirtam-se!

Tenho Dito!

domingo, 15 de julho de 2012

GUARDIANS OF THE GALAXY : concept image

Marvel Phase 2





















Depois do sucesso creativo que foi a fase 1 de filmes da Marvel Studios, composta por IRON MAN, INCREDIBLE HULK, IRON MAN 2, THOR, CAPTAIN AMÉRICA : FIRST AVENGERS e o estrondoso THE AVENGERS, a Marvel studios anunciou este fim de semana na Comic Con a estrutura da fase 2, composta por : IRON MAN 2, THOR . THE DARK WORLD; CAPTAIN AMÉRICA :THE WINTER SOLDIER; GUARDIANS OF THE GALAXY e ANT-MAN, tudo levando á esperada sequela de THE AVENGERS.

Promete ser espectacular, e estou especialmente animado com a sequela do Capitão América baseada naquela que será a melhor história de sempre da personagem, escrita por ED Brubaker. E, claro, GUARDIANS OF THE GALAXY, que tem tudo para ser excepcional, com personagens como Starlord, Drax, Gamora, Nova e sobretudo Grot (uma arvore gigante, rei o seu mundo, e que constantemente repete o seu nome) e, acima de todos, Rocket Racoon (um guaxinin!!! tão conhecido pela sua bravura como pelas suas tiradas acída, comicas e certeiras).

Esta PHASE 2 tem tudo para ser ainda melhor que a primeira.

Tenho Dit
o

sábado, 7 de julho de 2012

The Dark Knight Rises - Featurette

"Caso Relvas"



Rebentou nas ultima semana no nosso país um caso, que foi tratado pela imprensa como sendo de uma dimensão cataclismica. Miguel Relvas, Ministro Adjunto, tinha concluído a sua licenciatura em Ciência Politica e Relações Internacionais, com duração normal de 3 anos, em apenas um. É de facto uma situação estranha, que exigia a devida explicação.
E a explicação foi, em devido tempo, dada. Foi utilizada uma clausula na lei, em que a experiência profissional era considerada para fim de equivalências, sendo que a de Miguel Relvas lhe deu várias. Tudo isto nos levanta, no entanto, varias considerações:

. nada de ilegal existiu. A lei foi cumprida. Podemos é questionar a lei, e o sistema pantanoso em que vivem as universidades pós-Bolonha nas questões das equivalências, trânsferencias, mudanças de curso e afins. Podemos também questionar se será aceitável que cada universidade possa criar regras próprias nessas áreas ao invés de haver um sistema único. Mas não me parece que nada disso tenha a ver com Miguel Relvas.

.Miguel Relvas está á frente de uma das pastas sensíveis desta governação, a privatização da RTP. É uma pasta que move vários interesses e antipatias. Não será estranho, por isso, ver uma mobilização corporativa tão forte por parte da classe jornalistica como a que estamos a assistir. Onde se privilegia as frases feitas, os sound-bytes em busca do choque fácil em vez da verdade dos factos. Quando temos por trás da notícia uma jornalista que catalogou o ministro no twitter de "filho da..." está tudo dito. O grande debate a fazer será ,talvez, o da qualidade do nosso jornalismo.

.certos sectores de um defunto Socratismo não enjeitaram esta hipótese de procurarem uma revanche do célebre caso da Licenciatura de Sócrates, mesmo não sendo similares. Revela, uma vez mais, que o principal partido da oposição vive numa série confusão de prioridades. E assim se vê o PCP a dar tiros tão certeiros como o da dívida do Ministério da Justiça ao advogados oficiosos, enquanto o PS anda á procura de casos mediáticos.

. Miguel Relvas é a principal face politica deste governo. É uma figura com uma forma de actuação controversa, tendente a gerar inimizades e teias de interesses. Será talvez o alvo mais fácil deste governo. Mas, neste caso, parece-me ser uma vitima de uma campanha organizada. Mas, analisando o seu percurso politico, não me parece que seja fácil de derrubar. Tem uma vastíssima experiência politica, e parece-me estar a dar os passos certos neste caso, com a transparência necessária. Esperemos, a bem da verdade política e do necessário equilíbrio de poderes entre instituições e imprensa, que não hajam consequências. A manutenção de Responsáveis políticos no seus cargos não pode andar á vontade dos interesses dos meios de comunicação social.

Tenho Dito