sábado, 11 de junho de 2011

X-MEN FIRST CLASS - análise




Dos quatro grandes filmes baseados em cómics, que saem este ano, X-men First Class era aquele em que eu tinha menos fé, o gerava menos expectativas. Estava enganado, bem enganado!




X-Men first class vai ao inicio da historia, como se conheceram Charles Xavier e Erik Leshner (Magneto), como ficaram amigos, abraçaram uma causa comum e como seguiram caminhos diferentes, com duas visões opostas para um mesmo problema.




A escolha de situar o filme no inicio dos anos 60, mais precisamente num momento decisivo da guerra fria, a crise dos misseis de cuba, é uma escolha inspirada e que traz ao filme um certo charme. Outra escolha inspirada é a de fugir ao excesso de acção e efeitos especiais pelo qual pecam muitas vezes estes filmes. Não digo que não existam cenas de acção , existem e muito boas, mas sempre obedecendo a um rumo definido pela história. È um filme inteligente, um bom inicio para uma saga que já conta com 3 filmes e outra prequela (X-Men origens: Wolverine).




O filme desenrola-se sobretudo em volta de Charles e Erik. Charles Xavier é muito bem interpretado por James McAvoy, que nos dá uma versão surpreendente do personagem, muito inteligente mas também boémio e sedutor. Durante o filme vamos vendo a evolução do personagem para o Prof. Xavier que conhecemos, mas o Xavier divertido e sedutor de McAvoy é muito bom.




Michael Fassbender é uma descoberta. O seu Erik, um sobrevivente do holocausto tornado caçador de nazis tem uma certa aura de Bond (já existem rumores de que é o favorito para suceder a Daniel Craig no papel). Uma interpretação segura. Ao mesmo tempo que nos vamos apercebendo de uma evolução em Xavier, tambem nos apercebemos do crescimento de uma certa aura negra em Erik que culminarão em Magneto.




Outras personagens tambem merecem destaque. A figura que mais se destaca a seguir ás duas principais é a de Raven (Mistique). Descobrimos a sua ligação (surpreendente) a Charles Xavier e o caminho que faz até se tornar a principal apoiante de Magneto. Jennifer Lawrence é uma jovem actriz que dá mostras de enorme talento num papel muito bem conseguido. Também algum destaque para os vilões da história Sebastian Shaw (Kevin Bacon) e Emma Frost (January Jones). Bacon regressa no seu melhor, com uma interpretação muito segura. Jones desempenha uma das mais importantes personagens da actualidade mutante, e fá-lo sem perder a ambiguidade moral que é marca de Emma. Dos restantes mutantes, destaque para o aparecimento de Beast (nicolas Hoult), Banshee (Caleb Landry Jones), Havoc (Lucas Till), Angel Salvadore (Zoë Kravitz) , Azazel (Jason Flemyng) ou até a humana Moira McTagert (Rose Byrne) agente da CIA que faz a ligação com Charles Xavier e Erik.




Não faltam momentos interessantes neste filme, incluindo um muito divertido cameo de um certo mutante canadiense. X-men First Class será, muito provavelmente, o melhor filme da saga desde X-Men II.




Recomendo vivamente a fãs e não fãs.




Tenho Dito.

Sem comentários: