domingo, 11 de setembro de 2011

Memórias de 11 de Setembro













Recordo o dia 11 de Setembro de 2001 como se fosse ontem. Tinha acabado de almoçar e encontrava-me em frente da televisão a tomar café e a ver o jornal da tarde. Quando chegou a noticia de que um avião tinha chocado contra o World Trade Center não dei mais importância que o normal. Na altura a informação que corria era de que era uma avioneta.



O choque só começou verdadeiramente quando vi, em pleno directo televisivo, o segundo avião chocar com a segunda torre. Já não descolei da televisão, totalmente incrédulo. E depois chega noticia de que outro avião tinha chocado com o símbolo do poderio militar americano, o Pentágono. Começam os rumores de que outros alvos se seguirão. Chega a noticia, estranha, de que outro avião se tinha despenhado na Pensilvania (mais tarde se saberia dos actos de coragem dos passageiros desse voo).


A tragédia ganhou uma dimensão inimaginável quando a primeira torre se desmoronou. Lembro-me perfeitamente da queda da segunda torre. O jornalista, creio que José Rodrigues dos Santos, pensou inicialmente tratar-se da repetição da queda da primeira para constatar depois, com visível horror, tratar-se da segunda. Um símbolo do progresso americano deixava de existir. Perdiam-se milhares de vidas, 2713 de mais de 80 países (5 portugueses), estava consumado o mais hediondo acto de terrorismo dos nossos tempos.



O mundo mudou, duas guerras tiveram inicio, passamos a viver num mundo mais securitário e desconfiado. A determinação e coragem dos Americanos foi posta á prova, com resultados notáveis.



Dez anos depois o responsável por estes actos cobardes, Ossama Bin-Laden foi finalmente apanhado pelos Estados Unidos e abatido. Fez-se justiça, a América festejou , virou-se uma página.


Várias são as imagens que tenho presente desse dia de 11 de Setembro de 2001, mas nenhuma me provoca tanta emoção como a coragem de bombeiros e policias que na face da tragédia marcharam sem hesitar para dentro das torres tentando salvar o máximo de vidas possível. Centenas de bombeiros e policias perderam a vida, mas nesse nobres actos de coragem pude ver o que de melhor tem a raça humana.



O maneira como os bombeiros e policias de Nova Iorque reagiram nesse dia é um exemplo perante o qual me curvarei atá ao fim dos meus dias.



Paz á sua alma e ás de todas as vitimas.


Tenho Dito!

Sem comentários: