segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lula da Silva


Luís Inácio Lula da Silva foi um presidente marcante para o Brasil. Eleito após ter perdido em 4 actos eleitorais, era visto com alguma desconfiança pela comunidade internacional. Ex-sindicalista, homem de esquerda, não era exactamente o tipo de perfil que mais descansaria os mercados e as grandes potências.

Mas se algum mérito teve Lula foi o de rapidamente ter percebido que deveria conter os ímpetos revolucionários dos membros mais radicais do seu partido e que só com uma governação moderada e equilibrada poderia conduzir o Brasil no rumo da credibilidade e progresso que veio a conduzir.

O Brasil, sobe a liderança de Lula, tornou-se num país respeitado pelos seus parceiros, num gerador de acordos e de consensos, numa potência emergente a nível económico e politico. A politica económica de Lula permitiu que o Brasil resisti-se á crise económica melhor que as grandes potências Europeias ou os EUA. E tudo isto sem por em causa grandes combates de Lula como a erradicação da pobreza ou da fome.

Nem tudo serão rosas, os indicadores internacionais sobre educação ou infra-estruturas mostram que ainda á muito a fazer nessas áreas. E a criminalidade continua a ser um flagelo, com o Rio de Janeiro numa guerra civil entre narco-traficantes e forças de segurança que todos esperamos que os segundos vençam.

Mas o Brasil é um país de futuro, com o mundial de futebol de 2014 e os jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 já ao virar da esquina. E uma posição no cenário politico internacional que o pode vir a colocar ao nível de EUA ou UE. E isso tem a marca de Lula da Silva.

Extremamente amado pelo seu povo, Lula da Silva é um presidente que deixará saudades em muitas partes do mundo. Que quem lhe sucede saiba estar á sua altura.

Tenho Dito

2 comentários:

luis cirilo disse...

Será dos tais casos em que a limitação dos mandatos vai contra a vontade popular.
É comum nas democracias.

João Carvalho disse...

Pois, mas na America Latina é bom que essas limitações vão existindo, não vá o Diabo tece-las.
Mas neste caso é uma pena.