quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Simplesmente o melhor.


José Mourinho foi eleito o treinador do ano pela FIFA e pelo France Football. Foi a primeira vez que este prémio foi entregue. E foi uma vitória justíssima.

Foi uma vitória justíssima porque Mourinho ganhou tudo que havia a ganhar pelo Inter. Mas foi sobretudo uma vitória justa porque Mourinho é um treinador á parte do resto. È polémico, muitas vezes por estratégia torna-se o centro das atenções para assim proteger os seus jogadores. Mas é também um treinador único na forma como prepara os jogos, como estuda os adversários, como motiva os jogadores, como entra no mind-games, na sua relação com a imprensa, na sua leitura táctica, enfim, é único em tudo.

Maradona disse que o que melhor distinguia Mourinho era o facto de não haver um único jogador, que tenha estado sobre o seu comando, que tenha algo a dizer de mau de José Mourinho. Estou de acordo. Mais, fico impressionado quando vejo jogadores com a reputação de líderes como Zanetti, Materasi, Terry, Lampard ou Drogba admitirem que choraram no dia em que Mourinho os abandonou. Essa é a marca de um líder!

Esta é uma distinção que nos deixa a nós, Portugueses, orgulhosos. Ter um Português como o melhor do mundo na sua área é de facto honroso. Mas não é uma honra que se reflecte na classe dos treinadores portugueses. Porque havendo dois ou três de boa qualidade, a maioria está de facto muito, muito longe da qualidade e categoria de Mourinho. Por muito que tentem vender o contrário.

José Mourinho é o treinador Fifa do ano 2010. Selo-á mais vezes.

Tenho Dito


PS(1): Vincente Del Bosque é um grande treinador e um verdadeiro senhor. Foi campeão do Mundo com a Espanha. Algo inédito. Só por isso já está na historia.

PS(2): Já o disse antes, Pep Guardiola e o seu Barcelona estão a mudar o futebol mundial. A maquina de futebol que é o Barcelona e´algo de prodigioso, o melhor que eu já vi. Guardiola não ganhou este ano mas ganhará varias vezes no futuro. Aliás, arrisco dizer que nos próximos anos este prémio será sempre disputado entre Mourinho, Guardiola e um outsider.

PS(3): para jogador do ano ganhou Messi. quem se atreve a contestar? Mas o certo é que até ele ficou surpreso. Porque ninguém merecia tanto como Xavi. Só talvez Iniesta. Messi ganhará mais vezes. Como alias Ronaldo, de volta ao seu melhor, também o fará. E provavelmente também Iniesta. Mas esta era a vez de Xavi.

Sem comentários: