terça-feira, 8 de março de 2011

Geração "á rasca"!


Não brinquemos com coisas sérias! O nosso país foi invadido nos últimos tempos por uma tentativa de se iniciar uma contestação geral a tudo que é politica e politico que é absolutamente perigosa.

Vivemos em tempos de crise profunda, em que as perspectivas de futuro para uma geração que vai dos 15 aos 35 anos são profundamente negativas. Isso deve-se a uma governação incompetente, a um autismo da classe politica e dos partidos, e a um governo onde reinam os truques, os enganos, as mentiras. O que se passou em Viseu foi bem exemplo disso.

Um grupo de jovens, no seu desespero, encontrou uma forma de protesto original, mas pacifica, durante um jantar do PS. Foram corridos com violência por parte de seguranças do PS (!!! grande originalidade), enquanto o PRIMEIRO-MINISTRO DE PORTUGAL, na tribuna, gozava com eles e comparava o seu protesto a uma brincadeira de Carnaval, perante dezenas de "bonecos" que abdicando de qualquer vergonha própria aplaudiam e incentivavam. Mas, não contente, o sr. PRIMEIRO-MINISTRO repetiu a cena e as piadolas recheadas ironia para as televisões! Lamentável, uma mostra clara do quão desfasado da realidade está.

Este estado de coisas leva a um crescente ambiente de revolta, contestação e desespero. E infelizmente os caminhos escolhidos para demonstrar essa revolta não estão a ser os melhores. Votações como as que teve o Coelho da Madeira foram um aviso sério, que pareceu ter sido ignorado. Temos agora que um grupo de humoristas, os homens da luta, que escolheram a forma de luta politica da esquerda radical como numero cómico, aparecem agora como símbolos da contestação (após ganharem o festival da canção!?). E outros sinais preocupantes de populismo se vão acumulando.

Não gozemos com quem sofre e com quem luta por uma politica melhor! A mudança só se faz dentro do sistema, participando politicamente nos partidos que temos, trocando os maus políticos por bons políticos, correndo com caciques e quem se deixa cacicar, com ideias, projectos políticos sérios e credíveis, renovando a democracia, renovando os protagonistas.

Não acredito na ideia de que o nosso povo é fantástico e os políticos são todos maus! Temos maus políticos, como temos maus médicos, jornalistas, futebolistas, padeiros, estudantes, desempregados, juízes, etc... E o inverso também é verdade, em todas as classes existe gente excepcional, capaz de afrontar e vencer estas crises.

Somos a geração "á rasca", não sejamos a geração da estupidez. O nosso povo no passado soube afrontar a tirania, não zombemos da sua luta comparando humoristas a Zeca Afonso. Todos temos o direito de protestar, o dever de intervir, não temos é o direito de conduzir o país a situações de difícil retorno.

Derrubar o governo? Sim, está na hora.

Derrubar toda a classe politica e o sistema? Não brinquemos!

Tenho Dito

Sem comentários: