segunda-feira, 28 de março de 2011

VAMOS AO JAMOR


Se no inicio de cada época desportiva perguntarem a um Vitoriano qual é o seu grande sonho para essa temporada, a resposta que se ouve é logo uma: "ir ao jamor!". É assim desde que me lembro.

O Vitoria já lá esteve por 4 vezes, sempre sem a sorte de ganhar. No entretanto, clubes de igual ou menor dimensão já ganharam a Taça que teima em nos fugir. Clubes como o Boavista, com 5 taças, Belenenses e Setúbal, com 3 cada um, Braga, Leixões, Estrela da Amadora, Académica ou Beira-mar, com 1 Taça cada. E nós sempre com esse desejo por cumprir.

Primeiro em 1942, nos primórdios do futebol Português, perdemos com um Belenenses, que era á época um dos grandes do nosso futebol, por 2-0. Depois, em 1963, perdemos 4-0 com um Sporting que era nessa altura um clube fortíssimo. Seguiu-se em 1976 um dos mais infames roubos da historia do futebol Português em que nas Antas um individuo de nome António Garrido nos roubou uma taça para a dar ao Boavista. Resultado foi de 2-1 e 3 penaltis por marcar. Seguiu-se a final de 1988, ano em que o Vitoria fez um péssimo campeonato e quase desceu, e que encontrou na final um Porto que tinha "apenas" ganho a taça dos campeões europeus no ano anterior e a intercontinental e supertaça europeia nesse ano. Perdemos por 1-0.

E desde aí mais nada. 23 anos de travessia do deserto, com alguns episódios dramáticos, dos quais me recordo de três.

O primeiro em 1990, onde nas meias finais defrontávamos o Estrela da Amadora. Após empate na Reboleira seguia-se o desempate em Guimarães. O vencedor jogaria a final com o Farense, então na 2ª divisão, que tinha eliminado o Belenenses. Ganhou o Estrela, com um golo de Basaula, jogador emprestado pelo... Vitoria!!!

Em 1993 chegados de novo ás meias-finais, jogo em casa com um Benfica verdadeiramente forte, com jogadores como Rui Águas, Isaias, Futre, João Pinto, Scharwz, Paulo Sousa, Rui Costa, etc... A 10 min. do fim ganhávamos por 1-0 e o treinador lança Basilio em jogo para defender o resultado. Basilio teria aí o jogo mais negro da sua carreira, fazendo em 5 min. duas assistências de golo... para 2 jogadores do Benfica! Perdemos 1-2 e o Benfica iria para a final trucidar o Boavista por 5-2. Vi, ainda miúdo, esse jogo no estádio e nunca mais me esquecerei dele.

Em 2006, o ano negro em que descemos de divisão, chegamos á meias finais e coube-nos ir jogar a Setúbal frente ao detentor da Taça. Chegamos ao final do prolongamento a ganhar, mas o Setúbal nos descontos empatou. Nos penaltis perdemos. O Setúbal iria á final perder com o Porto 2-1 e nós, acusando o severo golpe, descia-mos de divisão. Recordo-me dos milhares de Vitorianos (bem mais de 6000) que fomos a Setúbal e do quão penosa foi a viagem de regresso.

Este ano mais uma vez o sonho existia, era este o ano da ida ao Jamor! Começamos bem, eliminando o Atlet. da Malveira e o Torreense em casa e o Portimonense no Algarve. E nasceu um lema no seio da nação Vitoriana: RUMO AO JAMOR! Seguiu-se um valoroso Merelinense em Braga, o qual vencemos por 2-0. E nas meias-finais a Académica, equipa que tambem alimentava o mesmo sonho. Ganhamos 1-0 em Guimarães e tudo para decidir em Coimbra.

E em Coimbra tudo se decidiu! Desceram de Guimarães mais de 8000 vitorianos, apostados em não deixar fugir o sonho. Estiveram 20000 pessoas no Estádio, mostrando que o futebol Português é bem mais que 3 clubes, num ambiente de festa e sã rivalidade. E no fim cumpriu-se o sonho! 0-0 e ida ao Jamor garantida! Fim a um jejum de 23 anos!

Agora restam-nos alguns objectivos. Primeiro, independentemente do adversário, pintar o Jamor de branco, dividir o estádio, com a maior deslocação Vitoriana de sempre.

Segundo, ganhar! Porque já é hora de o fazermos, é uma injustiça da história que nunca o Vitória tenha ganho a Taça. Mas temos de fazer por o merecer.

Benfica ou Porto é indiferente. O resultado da 1º mão indica que pode ser o Benfica. Seja! Já provamos que os podemos vencer, desde que o jogo não seja inclinado por terceiros! Mas confesso que poderia preferir o Porto. Por uma única razão, assim garantíamos a presença na Supertaça do próximo ano.

Mas repito-me, é indiferente. porque o que importa é que...

VAMOS AO JAMOR!!!

Sem comentários: