terça-feira, 31 de maio de 2011

NBA Finals 2011



E pronto, cá chegamos ao mais decisivo e espectacular momento da temporada, as finais.



Frente a frente os Dallas Maveriks e os Miami Heat. Ambos chegam aqui com total justiça pois demonstraram todo o seu potencial nestes Playoffs, isto depois de nem uma nem outra equipa ter ganho a sua conferencia na temporada regular (ficaram ambas em terceiro).



De Dallas podemos dizer que finalmente superou o trauma dos Playoffs, onde teimava em cair aos primeiros embates. Tiveram de facto uma carreira espectacular, superando em primeiro lugar os muito difíceis Portland TrailBlazers por 4-2, numa série que teve jogos verdadeiramente épicos. Depois chegou o grande teste para cada equipe que tenha a ambição de ser campeã, defrontar os actuais campeões, os Los Angeles Lakers. Foi um teste passado com distinção, com uma vitória por 4-0 (uma varredela), no que terá marcado o fim de uma era. Por fim, e já com a confiança em alta, vinham os jovens, mas com imenso potencial, Oklahoma City Thunder. Numa final de conferência que se previa equilibrada, os Mavs venceram por 4-1 (mesmo com jogos muito equilibrados) e chegam á final com um percurso verdadeiramente impressionante.



São uma equipe veterana, já rodada em diversas batalhas, mas com jogadores que ambicionam o seu primeiro titulo e tudo farão por ele.



Destaque para a sua grande estrela, Dirk Nowitzki, o alemão que já á vários anos é um dos mais decisivos jogadores da liga. Com a altura de um poste consegue vir fora jogar como o melhor dos extremos o que o torna num quebra-cabeças para as equipas adversárias que hesitam entre por um jogados mais alto a defendê-lo ou um mais baixo. Em ambos os casos Dirk consegue levar vantagem.



Mas outros jogadores também merecem destaque; o sensacional Jason Kidd, base de 38 anos, um dos melhores da história do jogo e que tem aqui uma verdadeira hipótese de ganhar o seu 1º titulo ; o poste Tyson Chandler, um dos melhores defesas do jogo e uma contratação que trouxe equilíbrio á equipe; o veterano Pedja Stojakovic que continua a ser dos mais letais atiradores de 3 pontos do mundo; Shaun Marion, o jogador invisivel de que todas as equipes campeãs necessitam; ou Jason Terry, base que é o 2º marcador de pontos da equipe.



Do outro lado estão os Miami Heat, equipe que inicio da época estava em todas a manchetes devido á aquisição de LeBron James e Chris Bosch, que se juntavam a Dwayne Wade. Desde logo foram vistos como grandes candidatos. No entanto, uma época irregular lançou algumas duvidas sobre se seria já este ano que mostrariam todo o seu potencial. Esse potêncial chegou quando era mais preciso, nos playoffs. Primeiro frente a uns muito jovens Philadelfia 76Sixers, os quais foram vencidos por 4-1. Depois os poderosos Boston Celtics, equipe que tinha eleminado Miami no ano anterior e que tinha estado numa final a sete jogos com os Lakers. Miami mostrou o seu poder e venceu por 4-1. E depois os sensacionais Chicago Bulls, melhor equipa da época regular, a melhor defesa da NBA. Foi uma eleminatória espectacular, que Miami venceu por 4-1.



Miami é Lebron James, Dwayne Wade e Chris Bosch. Foi assim que foi construida e chega. O resto são secundários que aqui e ali mostram a sua qualidade. Destaque para Mike Bibby, James Jones, Mike Miller, Mario Chalmers ou Udonis Haslem. Mas tudo gira em torno a LeBron, Dwayne e Chris.



Estas duas já equipas chegaram uma vez cada á final, curiosamente uma contra a outra em 2006. Então Miami, numa equipe onde já Dwayne Wade era estrela mas onde quem reinava era ShaquilleNeal, venceu os Dallas de Nowitzski por 4-2. Veremos se está na hora da revanche.



Previsão: DALLAS 4- 3 MIAMI



Tenho Dito

Sem comentários: