segunda-feira, 2 de maio de 2011

THOR- análise







Bem, visto finalmente o primeiro dos 4 filmes que aqui tenho vindo a seguir, aqui está o que pensei dele (se ainda não viu o filme leia com cuidado pois posso revelar um ou outro detalhe):







A verdade é que gostei, gostei bastante! Já ia predisposto a gostar, o feedback que ia chegando era muito positivo, mas não estava á espera de gostar tanto.







O filme faz uma introdução das personagens que é ideal para quem não conheça este universo, a história está extremamente bem construída, e o desempenho dos actores é bastante bom, quer seja o dos consagrados Anthony Hopkins ou Natalie Portman, quer o dos menos conhecidos Tom Hiddlenston (um Loki perfeito) ou Chris Hemsworth.







O balanço entre o mundo fantástico de Asgard e a simples povoação do Novo México é perfeito, tal como o é o equilíbrio entre acção e humor ,muito ao estilo do que foi feito no primeiro filme do Homem de Ferro (Iron Man). Nada no filme é forçado, nada parece fora de sitio. Talvez o filme pudesse ter mais meia-hora, mas não creio que tenha ficado algo por contar.







Quanto á ligação com os outros filmes que compõem esta saga que irá dar no próximo ano aos Vingadores (Avengers) ela é feita de maneira perfeitamente ôrganica, quer pela presença da SHIELD representada pelo agente Coulson (que vimos nos 2 filmes do Homem de Ferro), quer por referencias feitas durante o filme (quer ao filmes do Homem de Ferro quer ao do Incrível Hulk). A Marvel continua neste aspecto a construi o seu caminho de forma segura e competente.







Quanto a pequenos "Easter-eggs" para os fãs dos cómics, eles existem, incluído duas aparições de 2 autores que marcaram a personagem, o lendário Stan Lee na sua já habitual participação, e J. Michael Stratzinsky, autor cujo trabalho marcou muito do que é este filme, ou até a primeira aparição de um futuro vingador . Foi uma grata surpresa verificar que J. M. Straczinsky foi mesmo um dos autores do guião do filme, algo que assegurou desde logo alguma consistência.







Como notas finais deixo aqui alguns detalhes que me agradaram; no final é anunciado que Thor voltará no filme dos Vingadores (ao estilo dos filmes de James Bond que no final anunciavam quando Bond voltaria); nos créditos finais aparece um agradecimento a alguns autores que ajudaram a moldar a lenda de Thor (apanhei o nome de Stan Lee, Walter Simonson, John Buscema ou Olivier Coipel mas aparecem muitos mais) o que é uma mostra da classe e respeito com que a Marvel Studios trata estes filmes.







Ultima nota (mesmo) para um pormenor; em Portugal mal começam os créditos finais os cinemas abrem algumas luzes levando a que a maioria dos espectadores se vá embora. Por já estar de sobreaviso (aconteceu-me isso no primeiro filme do Homem de Ferro e no do Hulk) deixei-me estar sentado. E fiz bem, pois o filme só termina mesmo após os créditos finais, com uma cena que até tem bastante importância. Cena essa, que de uma sala quase cheia, só eu, a minha namorada e mais quatro pessoas vimos. Devia haver um maior cuidado dos cinemas com esse detalhe.







Thor é um bom filme, inserido numa saga muito bem executada. Para quem não está por dentro do mundo dos cómics é um filme que se vê e desfruta perfeitamente. Para quem conhece este mundo são duas horas e meia de profundo deleite. E venha o Capitão América e os tão esperados Vingadores!







Tenho Dito

Sem comentários: