segunda-feira, 16 de maio de 2011

SMALLVILLE - FINAL DE UMA ERA



Terminou esta sexte-feira nos Estádos Unidos a série Smallville, após 10 temporadas no ar.



Quando começou a série planeava contar as histórias do jovem Clarck Kent, que um dia se viria a tornar no maior heroi que o mundo conheceu, o super-homem. Seguia-mos também o crescimento de Lex Luthor, que se viria a tornar no maior vilão, e de diversos secundários como Jonathan e Martha Kent (pais adoptivos de Clark), Lana Lang (seu objectivo romântico), Lionel Luthor (pai de Lex) ou Chloe Sullivan, personagem criada para a série e que se tornaria numa das suas principais figuras enquanto amiga e confidente inseparável de Clark.



A série prosseguia, intercalando o drama romântico e algumas doses de aventura. Os guiões iam-se tornando mais interligados e as menções e momentos destinados a todos os fãs desta mitologia iam aparecendo. Aparições de Perry White na 2ª temporada ou de Lois Lane (prima de Chloe) que se tornava personagem fixa a partir da 4ª temporada, ajudavam a construir a história rumo ao final esperado. Até aparições de outros herois fomos tendo, como Bart Allen (Impulso, no que foi uma versão do Flash), Arthur Curry (Aquaman) ou Victor Stone (Cyborg).



Mas a partir da 5ª temporada a série começou a evoluir! Não estávamos, claramente, perante a versão tradicional do super-homem, mas sim perante uma nova versão. Mais uma, naquela que é a origem mais reformulada da historia da literatura. Nada de novo, já as ouve antes, com destaque para as de John Byrne (Man of Steel- 1986), J. Michael Stracszinsky (Superman : Earth One- 2010) ou a de Geoff Johns (Superman: Secret origin-2010), e esta era mais uma. A história em nada saia afectada por isso.



A séria ganhou ainda outro propósito, o de levar alguns conceitos do universo DC a um publico mais alargado. Assim tivemos a introdução de Oliver Queen (arqueiro verde) como personagem fixa a partir da 6ª Temporada, e participações pontuais de personagens como Dinah Lance (canario negro), Zatana, Amanda Waller e a organização de espionagem checkmate, os vilões Doomsday (numa versão muito original durante a 8ª temporada) ou General Zod (na 9ª temporada). Tivemos até 3 brilhantes episódios escritos pelo director criativo da DC Entertainement, o brilhante Geoff Johns, nas 8ª, 9ª e 10ª Temporadas. No 1º episódio introduzia o conceito da Legião dos super-herois através dos seus 3 fundadores (Cosmic Boy, saturn Girl e Lightning Lad). No 2º (dos melhores de toda a série) introduzia a Sociedade da Justiça da America (SJA) com 3 das suas mais populares personagens ; Dr. Fate, Stargirl e Hawkman (gavião negro). No 3º episódio introduziu os populares Booster Gold (Gladiador Dourado) e Blue Beetle (Besouro Azul).



Smallvile foi uma série que teve alguns momentos verdadeiramente estúpidos, mas foi globalmente uma série sólida e divertida. Não ficará na história, como os sopranos, house ou Mad men, mas é uma série que deixará saudades.



Tenho Dito



PS: neste momento podem rever diariamente na FOX a 8ª temporada, claramente uma das melhores. Em Portugal a Fox transmitiu até á 9ª temporada, espero que brevemente passem a 10ª (não sou grande adepto de downloads da Net, por isso ainda não a vi). Ao mesmo tempo já está disponível na Amazon.uk a pré-reserva de uma caixa (box) que contêm as 10 temporadas da série. Para quem possa comprar.

Sem comentários: