segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FAIR-PLAY FINANCEIRO


Um dos grandes males que afecta o futebol Europeu e a falta de fair-play financeiro. Quer isto dizer que existem clubes que gastam em salários e contratações valores muito acima daquelas que são as suas receitas. E uma pratica muito generalizada, sobretudo nas principais ligas, a Inglesa e a Espanhola.

Aqui ficam alguns exemplos do que digo:

.na liga inglesa as divida conjuntas dos clubes ascendem a 3,72 mil milhões de euros, a maior divida de todos os campeonatos. Esse dinheiro e gasto em contratações, que tornam a liga na mais atractiva do mundo, logo, na que mais receitas gera. O Man. United, Chelsea e Arsenal são os que mais devem. são também os que na ultima década tem dominado a liga e na Europa. Será justo?

.na liga Espanhola a divida ascende a 2,086 mil milhões de euros. Os que mais devem são o Valência (550 milhões), Real Madrid (400 milhões) e Atlético Madrid (300 milhões) e Barcelona (180 milhões). São 4 dos 5 primeiros da liga, alguns dos maiores clubes do mundo, um dos quais, o Real Madrid, gastou 90 milhões de euros num jogador, Cristiano Ronaldo. Isto enquanto a liga esta em falência técnica. E onde um clube como o Sevilha, que não apresenta dividas, navega a meio da tabela e foi eliminado da Champions. Será justo?

. Em Portugal, os 3 ditos grandes (Benfica, Porto e Sporting) apresentam passivos superiores a 50 milhões. Nos sócios do Vitoria de cada vez que o passivo passa dos dez milhões de euros deita-mos mãos a cabeça e no entanto competimos com clubes que, não bastando ter a imprensa, arbitros e liga de cócoras, ainda aplicam o seu dinheiro em jogadores em vez de pagarem as dividas. Será justo?

Lembro-me sempre que a uns anos o Vitoria defrontou o Portsmouth na UEFA. Era uma grande equipa, com Peter Crouch, Defoe, Glen Johnson, Pedro Mendes, David James. Apesar de termos equilibrado acabamos eleminados. anos depois o Portsmouth entrou em falência, pois não podia suportar os gastos com jogadores desses, foi penalizado, desceu de divisão e hoje ultimo da segunda divisão. mas a eleminatoria ninguém nos devolve.

Hoje , no entanto, a UEFA apresentou um plano para monitorizar tudo isso. Dentro de três anos, quem mantiver esta situação será excluído das competições Europeias e severamente multado. Se estas medidas estivessem em vigor este ano clubes como o Man. United, Inter, Chelsea, Liverpool e Real Madrid teriam sido excluídos. O Benfica teria sido excluido quatro vezes na ultima década e o Porto e o Sporting três cada um .

Isto sim e justiça. E a UEFA do sr. Platini, que tem feito um mandato desastroso, merece nesta ocasião os maiores aplausos.

Tenho Dito.

3 comentários:

luis cirilo disse...

Estou de acordo com duas notas:
A primeira para referir que o passivo dos três estarolas é bem maior que 50 milhões.
Só os da Luz devem,ao que se diz,quase 500 milhões!
A segunda para referir o caso do Real Madrid.
Meia duzia de anos atrás teve de vender o complexo desportivo situado no passeio da castelhana(pouco acima do estádio)para sanear as contas.
Hoje tem um passivo maior que nesse tempo. E já não tem terrenos nessa emblemática avenida de Madrid.

João Carvalho disse...

Correcto, estava a avliar por baixo, mas e um passivo vergonhoso. Quanto a casos como o do Real Madrid, Man United ou Inter estou muito curioso para ver se, chegada a altura, a UEFA os impede de jogar na europa. Quanto aos portugueses, nao tenho duvida nenhuma que ou corrigem isto ou ficam mesmo de fora.

Rui Rodrigues disse...

eu gostava era de ver comentarem as fotos de A Bola de ontem com o milinho protocois no camarote da pedreira de braga a ver o jogo dos marroquinos com o partizan. o gajo não tem vergonha mesmo nenhuma