segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bom trabalho!


A realização das sucessivas cimeiras durante este fim-de-semana foram um desafio do qual Portugal se saiu bastante bem. Dos Chefes-de-Estado que por cá passaram apenas se ouviram elogios. E dos habitantes de Lisboa e arredores, aqueles que em principio mais transtornos ao seu dia a dia sofreriam, foram praticamente nulas as criticas, o que é sinal de boa organização.

Mas um dos testes mais melindrosos para o nosso país era o da segurança. Sempre que se realizam cimeiras com a dimensão desta, o país organizador é invadido por um grande numero de "activistas", na sua maioria anarquistas ou membros de associações da esquerda radical, que usam e abusam de expressões como liberdade ou democracia ou até paz, enquanto nos tentam impingir os seus ideais como se fossem os únicos aceitáveis (em muitos casos esses ideais ou são impraticáveis ou estão descredibilizados pela história). Mas em muitos casos o que se assiste é a esses "activistas pró-paz" e "pró liberdade" a terem actos de violência, causando tumultos e destruindo estabelecimentos comerciais (os McDonald´s são os seus favoritos) portando-se como hooligans .

Em Portugal isso não se passou. E não se passou devido a um notável trabalho das forças de segurança. Essas forças, com a PSP á cabeça, fizeram um notável trabalho de preparação da cimeira e puseram no terreno uma notável operação de segurança que funcionou lindamente. Onde, no passado, as policias de outro países, como a Italia, Estados Unidos ou Suiça, tiveram dificuldades, a policia Portuguesa saiu-se impecavelmente.

E por isso mesmo estão de Parabéns. Porque se dignificaram. Mas dignificaram sobretudo Portugal.

Tenho Dito

Sem comentários: