sábado, 20 de novembro de 2010

Cimeira da NATO


Lisboa é neste fim-de-semana o centro do mundo. Aqui estão a grande maioria dos maiores lideres mundiais, de Obama a Zapatero, de Sarkozy a Bersluconi, de Merkel a Medvedev, é um verdadeiro desfile.

São 3 cimeiras numa só, a cimeira da NATO, a cimeira NATO-Rússia e a cimeira para definir o rumo a seguir no Afeganistão. È um verdadeiro desafio á capacidade organisativa, logística e de segurança do nosso País. Mas é, sobretudo, o reconhecer da crescente importância de Portugal no cenário internacional.

O nosso país, com uma situação geográfica privilegiada, é hoje um facilitador de diálogos e consensos, com relações priviligiadas com os Estados Unidos, mas também com países tão complicados como a China ou a Venezuela. Membro importante da União Europeia, é também um país com acesso á América Latina, via Brasil, e a África, via CPLP. Tudo isto associado a uma diplomacia low-profile, torna Portugal um membro ideal para as grandes organizações, pois agrada a Gregos e não incomoda os Troianos. Prova disso é a recente eleição para o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Muito se decide neste fim-de-semana. O normalizar e aprofundar das relações Rússia-NATO, o rumo a dar á guerra do Afeganistão, o conceito estratétigico da NATO para a próxima década. E já agora, a manutenção do comando de Oeiras da NATO.

Um fim-de-semana intenso, de verdadeira politica ao mais alto nível. Saberemos, como no passado, estar á altura das circunstancias.

Tenho Dito

Sem comentários: