domingo, 5 de dezembro de 2010

FIFA WORLD PLAYER 2010


A FIFA e a revista France Footbal entregam este ano pela primeira o prémio de melhor jogador do ano em conjunto. E os nomeados têm a curiosidade de serem os três do mesmo clube, o Futebol Clube Barcelona. São eles Iniesta, Xavi e Messi. Só tinha sucedido 2 vezes, ambas com o Milan, em 88 (Van Basten, Gullit, Rijkard) e 89 (Van Basten, Baresi, Rijkard).

Esta nomeação é o reconhecer do bom trabalho daquela que é mais marcante equipa da segunda metade desta década. Marcante não apenas pelos resultados espectaculares que tem conseguido, mas sobretudo pela revolução que está a produzir no futebol mundial. A maneira como este Barcelona joga é uma forma de arte, é um futebol belo esteticamente, tacticamente perfeito, de toques curtos, constante movimentação dos jogadores com e sem bola, e pressão asfixiante quando não se tem essa mesma bola. Há quem diga que se jogo tivesse duas bolas ambas seriam do Barça. È um sistema de jogo cuja exportação já permitiu á seleção Espanhola ser campeã europeia e mundial. É o futuro do futebol.

Mas é também um prémio á filosofia de um clube que aposta no domínio do futebol mundial e em ter os melhores jogadores, mas formando-os, apostando na prata da casa, na cantera de La Masia, com critério, coragem e confiança. Os resultados provam o quão acertada é essa aposta.

Iniesta é apontado como o favorito. Autor do golo que deu o titulo mundial á Espanha, Iniesta é um dos maiores expoentes de um futebol esteticamente perfeito. Capaz de criar fintas nos espaços mais curtos, tacticamente perfeito, com golo e assistências, é um jogador completo. Mas é também um rapaz humilde, elogiado por todos, ausente das capas de revistas de sociedade, sem tatuagens ou penteados estranhos, é um bom exemplo para muitos miúdos que o admiram.

Xavi é , a meu ver, o que mais merecia ganhar. È a peça que torna as engrenagens da Espanha e do Barça perfeitas. É o jogador que faz a equipe mexer, que não falha passes, mete golos, mas que sobretudo torna os colegas melhores jogadores. È aquele elemento que quando está ausente notamos logo que as coisas não funcionam da mesma maneira. Já merecia ter ganho uma bola de ouro, talvez a ganhe desta vez.

Messi é extra-terrestre. Já foi nomeado 4 vezes, ganhou uma, ganhará mais de certeza. Faz coisas que mais ninguém faz, é o mais genial jogador desde Maradona. Não ganhará porque desta vez os seus dois colegas merecem mais.

Uma nota final para o grande injustiçado desta nomeação, Wesley Sneijder. Ganhou tudo com o Inter (liga, taça, supertaça, champions) e levou, para surpresa geral, a Holanda ao 2º lugar do mundial. Merecia estar nos 3 primeiros.

Aqui estão 3 jogadores da formação do Barça . È de facto MES Q`ÚN CLUB .

Tenho Dito

Sem comentários: