quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Wikileaks- irresponsabilidade ao máximo!


As revelações que o site Wikileaks veio trazer a publico relançaram o debate de até onde pode a liberdade de imprensa e de expressão ir. São milhares de documentos diplomáticos classificados dos Estados Unidos que estão a ser tornados públicos, e as consequências podem ser bastante gravosas.

Sou totalmente a favor da liberdade de imprensa, mas esta deve ser responsável e nunca por em causa o futuro e vida das pessoas. E não é certo que neste caso a vontade de informar se sobreponha ao desejo de protagonismo, de alguns obterem os seus 15 min. de fama.

Uma coisa é revelar documentos sobre as contra partidas oferecidas pelos EUA aos países que recebessem presos de Guantanamo. Aí já muito foi dito e escrito, e tudo que seja acrescentado pouca mais comoção causará. E neste caso creio que as opiniões públicas devem estar a par do que se passa. Mas existem outros casos em que tenho sérias duvidas que esse seja o caso.

O primeiro tem a ver com uma alegada questão do Departamento de Estado Americano aos seus diplomatas na Argentina sobre o estado mental da Presidente Cristina Kirchner. É perfeitamente normal que essa questão surja, até porque o historial na região não é famoso, basta lembrar Hugo Chavez ou Evo Morales. Mas essa questão deve permanecer interna e não é admissível que por uma fuga de informação se ponham em causa relações entre estes dois países.

A outra questão, muitíssimo mais grave, tem a ver com o problema das duas Coreias. Problema bicudo, numa região extremamente instável e com uma população que tem décadas de sofrimento. Parece que finalmente havia abertura da China (potência decisiva para o problema devido ao seu apoio á Coreia do Norte) para aceitar uma unificação das duas Coreias, sobre égide da Coreia do Sul e com supervisão Americana. Ao tornar isto público o Wikileaks veio por em causa um desenvolvimento histórico para a região, colocar em causa a paz e segurança das populações, e mais grave (sabendo o quão instável é o regime norte-coreano), por em causa a paz mundial. É intolerável, inaceitável.

Ficamos á espera das reacções do governo Americano. Há que punir os responsáveis por tão cobardes fugas de informação. E deve ser encontrada forma de impedir que isto se repita, mas sem por em causa liberdades e garantias, tais como a liberdade de imprensa. É complicado, eu sei. Mas estes senhores deste site mereciam um sério castigo.

Tenho Dito

Sem comentários: