quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sá Carneiro


Fez este Sábado, dia 4 de Dezembro, 30 anos que faleceram em Camarate (entre outras vitimas) Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa. Não era ainda, á altura , nascido mas sempre que vejo um dos muitos programas noticiosos ou documentários sobre esse dia não consigo deixar de sentir um nó no estômago. Foi um dia marcante na história moderna de Portugal, do qual o País nunca recuperou totalmente.

Como qualquer militante do PSD cresci (politicamente) a admirar a figura de Sá Carneiro. Não ignoro que a sua imagem terá sido algo mistificada nestes anos que passaram, mas o certo é que a sua obra, os seus actos, os seus discursos, falam por si só e deixam-nos a imagem de um homem de coragem, um líder, um estadista, um politico sem medo de assumir rupturas e afrontar o que devia ser afrontado. Quantos hoje podemos encontrar com todos estes predicados? Poucos, muito poucos. Infelizmente para Portugal.

Criou aquele que é o mais Português dos partidos, o PSD. Um partido muito português nos seus conflitos internos, nas suas guerras fratricidas (já os romanos diziam que aqui vivia um povo que não se governa nem se deixa governar), mas também o partido que deu a Portugal os seus maiores e melhores anos de desenvolvimento. O partido que sempre soube resolver as crises do país, o partido que sempre que está no poder procurou honrar a mensagem do seu fundador de que "acima do partido está o País".

Sá Carneiro foi um dos 4 lideres marcante do período pós-revolução, junto com Mário Soares, Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral. Estes 4 homens lançaram as bases do que é hoje a politica em Portugal. Todos tinham as suas ideologias e projectos. Como é óbvio é com a de Sá Carneiro que mais me identifico. Pena que tenha sido o que menos tempo teve para deixar a sua marca. Ficou a sua lenda.

Hoje ninguém tem duvida que Portugal seria um país melhor se Sá Carneiro tivesse sobrevivido. Ao PSD resta honrar a sua memória e ter em conta os seus ensinamentos. Não devemos procurar um "novo Sá Carneiro", atá porque cada época deve ter os seus lideres, mas esperemos que nos capítulos dos valores e da coragem os que temos e teremos no futuro saibam estar á altura do seu legado.

Tenho Dito

Sem comentários: