sábado, 18 de dezembro de 2010

Presidenciais: 2º mini-debate


Vou ser breve na análise a este mini-debate porque também não tem muito que contar.

Um debate um pouco atípico, entre camaradas socialistas, devo confessar que estava a espera de alguma discordancia, afinal para haver 2 candidatos do mesmo partido é porque deveria existir alguma diferença. Mas não, ela não existiu. Sempre muito concordantes, até se chegou ao ponto de ver Defensor Moura desejar boa sorte a Alegre!

Manuel Alegre mostrou algo do que vai ser o seu discurso, embora creio que tenha deixado algo para debates mais decisivos. Focando sempre a crise social, a defesa do principio da justa causa nos despedimentos, Alegre não acrescentou nada de novo ao seu discurso. Não foi claro quanto á maneira como gere a convivência PS-BE na sua candidatura e nos incómodos que isso, notoriamente, vão causando ao seu discurso. E registei uma afirmação sua, a de que votou "contra todas as revisões contitucionais". Ou seja, segundo Alegre a marcadamente programática e antiquada constituição de 1975 é que era boa!

Defensor Moura procura marcar o seu espaço lançando para o debate assuntos alternativos aos que dominam a actualidade. A luta á corrupção, ao clientelismo (vindo de um ex-autarca é sempre positivo registar essas preocupações), e a defesa da Regionalização. São áreas interessantes, Defensor está a cumprir o seu papel, numa candidatura que é um exercício de cidadania sempre louvável.

Uma ultima nota para a "moderadora" Judite de Sousa. Tem um estilo absolutamente irritante, procura ser o centro das atenções interrompendo constantemente os candidatos. Já é hora de a senhora perceber que quem assiste aos debates -lo para ouvir os candidatos. Ninguém ligou a RTP para a ouvir a ela.

Tenho Dito

Sem comentários: