quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Presidenciais: 1º mini-debate


Realizou-se ontem o primeiro mini-debate de 30 min (originalidade portuguesa) das eleições presidenciais. Frente a frente estavam Fernando Nobre e Francico Lopes (o "camarada Xico Lopes").

Confesso que estava á espera de algo bem insosso, mas devo dizer que nesse aspecto fiquei bem surpreendido. Não porque tenha sido um debate rico em ideias, não o foi, muito pelo contrário, mas sim porque foi um debate rasgadinho, em certos ponto chegou mesmo a ser duro.

Fernando Nobre surpreendeu-me pela postura. Mostrou-se bem preparado, muito oportuno nos apartes, e incisivo na defesa do seu percurso enquanto cidadão. Em termos de ideias mostrou pouco, muito pouco. E os seus ataques ao sistema politico não me parecem que lhe possam trazer um grande retorno em termos de votos. A ver vamos.

O camarada Xico Lopes levava a cassete bem ensaiada. "Defesa dos trabalhadores", "politica de esquerda", "Nobre e os outros são coniventes com orçamento", etc, etc... A a cantilena comunista do costume. Mas nem tudo foi mau, conseguiu imprimir um ritmo vivo ao debate, e um discurso fluido. Pena é que pareça sempre zangado com o mundo. E dispensava-se a birra final por causa de... um minuto a menos que Nobre.

Esperemos que os próximos mini-debates sejam bem mais ricos no campo das ideias, mas se tiverem o ritmo e vivacidade deste já não é mau.

Tenho Dito

Sem comentários: