sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Presidenciais: 7º mini-debate


Ao 7º debate tivemos os momentos mais quentes deste debates em versão expresso. Frente a frente o actual Presidente da Republica, Cavaco Silva, e Defensor Moura. Ou seja, um candidato com tudo a perder e nada a ganhar e outro a viver os seus 15 min. de fama.

E Defensor entrou ou ataque, procurando destabilizar Cavaco, mas -lo atraves da calunia e da insinuação. Acusou Cavaco de lucrar com o descalabro da SLN, de favorecer câmaras sociais-democratas sobre a socialistas, de promover amigos (sobretudo a sua antiga mandatária da juventude), de ter começado as parcerias publico-privadas em Portugal. Enfim, um trabalho sujo lamentável. Começa-se a perceber como Defensor aparece neste filme.

Cavaco foi obrigado a mais "trabalho" do que esperaria. E acusou o toque, recorrendo muitas vezes a um auto-elogio que não o favorece. Mas defendeu-se bem, demonstrando a ignorância de Defensor (não distingue uma conseção de uma parceria), indo inclusive buscar uma opinião de Jaques Dellors ("socialista respeitado, ao contrário de outros..."), e reforçando a sua mensagem de que os Portugueses podem contar com ele e que não se envolverá em jogos partidários.

Resumindo, Defensor resolveu atiçar a fera, tocando na reputação e credibilidade daquele que os Portugueses vêm como o maior exemplo de honestidade e seriedade na politica. Saiu-se mal, obrigou Cavaco a empenhar-se e perdeu claramente o debate.

A Cavaco terá feito bem este debate mais duro, ficará mais alerta para o que falta de campanha, e assim continuará esta caminhada que deverá á maior vitoria eleitoral da nossa história politica moderna.

Tenho Dito

1 comentário:

luis cirilo disse...

De 23 de Janeiro espero confirmações.
A reeleição de Cavaco "á primeira" e a votação de Defensor Moura.
EM ambos os casos ficará claro o que os portugueses pensam dos dois candidatos.