sábado, 30 de outubro de 2010

Brasil: segunda volta !


Amanha realiza-se a segunda volta das eleições para a presidência do Brasil. Frente a frente estão Dilma Rouseff, do PT, e José Serra, do PSDB. Tudo indica, vendo as sondagens, que Dilma saira vencedora. A estratégia de endurecimento da campanha que Serra aplicou nesta segunda volta parece não produzir os resultados desejados. E se assim for e sobretudo uma vitoria do actual presidente Lula da Silva, que se empenhou como nunca nesta campanha.

O Brasil vem de anos de crescimento económico, de afirmação internacional, diminuição da pobreza e da fome. E tudo isso tem a marca de um homem, Lula. E impossibilitado de concorrer constitucionalmente, norma que se recusou a alterar, coube a Dilma a missão de ocupar o lugar de um dos mais populares políticos dos nossos dias. E com isso, beneficiar do seu legado, que chegou para suplantar o desconhecimento que existia em relação a esta mulher.

Serra, experiente politico, ex-ministro da saúde e ex-governador de São Paulo, politico serio e experiente, parece nunca ter conseguido descolar nas sondagens. Chegou a segunda volta mais por mérito do resultado de Marina Silva, candidata dos verdes, do que pelo seu próprio. E na segunda volta cometeu o erro de secundarizar as propostas ao ataque e a religião. Dilma também seguiu o mesmo caminho, mas com a vantagem de ir a frente, e como tal , não saiu tão penalizada.

Mas como em qualquer democracia, e o povo que decide. E ate estar contado o ultimo voto nada esta decidido.

Tenho Dito.

Sem comentários: