quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Firmeza


Pedro Passos Coelho tem sofrido nos últimos tempos inúmeras pressões, das mais variadas áreas, com vista a dar (mais uma vez) a mão ao governo na questão do Orçamento de Estado. Muitas dessas pressões são compreensiveis e entendem-se o porque de existirem. menos compreensivel e quando as pressões vêem de elementos do próprio PSD. E essas são também varias e variadas, Vamos a alguns exemplos, dos que tem tido mais eco na comunicação social:

"O cenário de chumbo do orçamento e de abertura de uma crise politica e um cenário de horror"; sic Luís Marques Mendes

"Passos tem de pensar bem antes de definir o sentido de voto"; sic Marcelo Rebelo de Sousa

"O PSD tem razão na redução da despesa, mas tem de honrar o sentido de responsabilidade nacional." sic Paulo Rangel

"o PSD deve anunciar a abstenção em nome do interesse nacional, responsabilizando o Governo do PS"; sic Manuela Ferreira Leite

" a questão e de disciplina partidária... o PSD tomara uma atitude em função dos interesses nacionais"; sic Pacheco Pereira.

Devo confessar que ouvindo estas iminências pardas qualquer um corre o risco de ficar confuso! Então não e ao Governo que cabe a responsabilidade de apresentar um Orçamento equilibrado? Será do interesse do pais ter um mau orçamento que não enfrente os problemas? E no caso do PSD se abster não ira essa abstenção tornar o PSD , aos olhos da opinião publica, como responsável pelo Orçamento? Foi exactamente o que sucedeu com o PEC2!

Mas o mais estranho disso tudo não são as questões previamente expostas. O mais estranho e que não se ouve nenhum destes senhores a pressionar o PS no sentido de apresentar um melhor orçamento. Não se ouve nenhum destes senhores a dizer que se a vontade maioritária do partido for a de chumbar o Orçamento estarão para defender essa posição! Não, mais uma vez, como noutras, funcionam como a primeira linha de defesa de um governo que nos levou a esta situação.

Passos Coelho tem resistido com a firmeza de quem esta certo das suas convicções. Ainda bem, porque dependendo da maneira como ele lidar com esta situação poderemos ver o nascimento de líder para o futuro deste pais.

Esta e a massa de que os lideres são feitos.

Tenho dito.

1 comentário:

luis cirilo disse...

Quase todas,para não dizer todas,as declarações provém de ex lideres do PSD que não atingiram os objectivos a que se propunham.
Ou seja,falharam!
Outras são de quem falhou na própria candidatura á liderança ou do co autor do maior engano de que o partido foi vitima nos ultimos anos.
Por junto tudo...vale pouco.