sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Brian Bendis


Brian Michael Bendis está para a Marvel como Geoff Johns está para a DC Comics. Ambos são, cada um na sua "casa", os principais expoentes de uma geração de autores que tornaram a ultima década no período mais brilhante da historia dos comics.

Á precisamente uma década tomava contacto com o trabalho deste autor( já bastante conhecido pelos seus trabalhos independentes ) quando este se tornou guionista de uma nova experiência da marvel, ULTIMATE SPIDER-MAN, titulo que visava contar a historia do Homem-aranha como se ela começa-se no ano 2000. O titulo foi um sucesso imediato, criativo e de vendas, lançou toda uma nova linha de títulos, vai ter o novo filme do Homem-Aranha baseado nele, e ainda hoje é escrito por Brian Bendis.

Após isso, Bendis lançou-se em dois trabalhos que para mim são os melhores da sua carreira, DAREDEVIL (demolidor) e ALIAS. No primeiro pegou numa personagem de culto, adorada pelos fãs, e escreveu a mais brilhante fase de sempre da personagem, superando a do lendário Frank Miller. Em ALIAS, titulo que lançou a linha de títulos maduros da Marvel, Bendis pegava em Jessica Jones, ex super-heroína convertida em detective privada e lançava um novo olhar sobre um universo de super-heróis.

Mas para muitos o grande feito de Bendis foi ter pegado numa linha de títulos que vivia á sombra de Spider-man e dos títulos dos X-men e te-la tornado na mais popular e lucrativa da Marvel hoje em dia. Essa linha é a dos titulos do AVENGERS(Vingadores).

Bendis pegou em AVENGERS, terminou a já longa história desse titulo, relançou-a com o nome de NEW AVENGERS, e nela inclui as principais personagens da companhia, desde antigos vingadores como o capitão América ou o Homem de ferro, Homem-Aranha e Wolverine (as 2 maiores figuras da marvel) e até alguns favoritos do autor mas desconhecido do grande público, Mulher-aranha ou Luke Cage.

O sucesso foi tal, que desde aí Bendis lançou mais 4 títulos dos vingadores por si só (fora os que foram lançados por outros autores sobe a sua supervisão): MIGHTY AVENGERS, DARK AVENGERS, AVENGERS OU NEW AVENGERS(relançado este ano). Lançou ainda 3 mega-eventos saídos dos seus Avengers (deve ser recorde) : HOUSE OF M; SECRET INVASION; SIEGE. O sucesso não se limita aos cómics, toda a estratégia da Marvel Films assenta nesta linha e já lançou filmes de enorme sucesso mundial tais como: IRON MAN; INCREDIBLE HULK; IRON MAN2. E para o ano teremos mais 2 filmes: THOR e FIRST AVENGER: CAPTAIN AMÉRICA. E em 2012 o mais ambicioso filme da história do cinema: AVENGERS!.

Tudo isto saiu do trabalho deste grande autor.

Tenho dito.

Sem comentários: