segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Crise!


Assisto com estupefação á maneira como o PSD tem sido transformado no vilão desta história dramática que é a aprovação do orçamento.



Numa democracia evoluída cabe ao governo apresentar os orçamentos e, na falta de uma maioria, encontrar parceiros para uma eventual negociação e aprovação, não ao maior partido da oposição. Só depois pode o maior partido da oposição tomar uma opinião, como aliás aconteceu com o PEC2.



Estamos perante um governo que ao longo dos anos se recusou a encarar as evidencias, que foi engrossando o estado com institutos públicos, enchendo o aparelho de Estado com os seus "boys", que foi perpetuando situações de favor inaceitáveis. Este é um governo que no ultimo ano do seu anterior mandato, perante uma situação orçamental difícil, baixou impostos e concedeu aumentos com fins unicamente eleitoralistas. Este PS é um partido que nas ultimas eleições não hesitou em ocultar dados e dourar a pílula para obter vantagem sobre um PSD que expunha a real dimensão do problema.



Estamos perante um governo que permitiu que nos primeiros 8 meses deste ano a despesa fosse superior em 8 dos 12 ministérios em relação a igual período do ano passado. Um governo que permite que institutos públicos gastem milhares de euros em comemorações mas que depois corta nos salários dos funcionários públicos. Um governo que alimenta um aparelho de Estado com centenas de institutos públicos de utilidade duvidosa e que para os suportar aumenta impostos á classe média.



Estamos perante um governo que não hesita em tornar publicas negociações privadas com o PSD, que não hesita em ameaçar e chantagear o partido com quem deveria estar a negociar, um governo que pacta uma coisa num dia e faz o contrário noutro dia.



Agora sejamos sérios, quem no seu perfeito juízo vai passar mais um cheque em branco a quem já demonstrou tamanha incompetência? Essa é a verdadeira questão!



Tenho dito.

Sem comentários: